Reunião Regional do Sup Cons do Grau 33 para o REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil em Florianópolis

Print Friendly, PDF & Email

Foi realizada, no dia 11 de agosto, em Florianópolis, a reunião regional do Sup∴ Cons∴ do Grau 33 para o R∴E∴A∴A∴ da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, com as Inspetorias Regionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul..

Entre os dias 8 e 10 de agosto, aproveitando a vinda de alguns Irmãos que também participaram da comissão revisora dos rituais dos Graus 4 ao 33, aconteceu a reunião que concluiu os trabalhos.

Nessas reuniões participaram 62 IIr∴.

Na reunião dos dias 8 a 10, participaram, da esquerda para a direita, os IIr∴ Rubens Marques dos Santos, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Mato Grosso do Sul; Rui Silvio Stragliotto, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Rio Grande do Sul; Adélman de Jesus F. Pinheiro, Lugar Tenente Comendador do Supremo Conselho; Wilson Filomeno, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Santa Catarina; Carlos Romeu Odwazny, Inspetor Geral da Ordem e responsável pela Secretaria da Comissão da revisão dos novos Rituais; Jorge Luiz de Andrade Lins, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho e Presidente da Comissão da revisão do Rituais; Olinto Silveira, Inspetor Geral da Ordem e responsável pela revisão dos novos Rituais; Francisco Bonato Pereira da Silva, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Pernambuco; Carlos Roberto Roque, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Minas Gerais; Manif Antonio Torres Julio, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Paraná; João José Machado, Inspetor Litúrgico da 2ª Região de Santa Catarina e apoio à Comissão Revisora.

Ir∴ Olinto Silveira, Inspetor Geral da Ordem, da A∴R∴L∴S∴ Templários da Arte Real nº 44, do Or∴ de Blumenau, apresentou estudo sobre a revisão dos rituais, trabalho realizado ao longo de nove anos, que foi discutido ponto a ponto e minuciosamente fundamentado.

Depois de criteriosa discussão coordenada pelo Soberano Grande Comendador, com a contribuição de todos, foram concluídos os trabalhos de revisão dos rituais.

No dia 11 de agosto, a reunião do Sup∴ Cons∴ do Grau 33 para o R∴E∴A∴A∴ da Maçonaria para a República Federativa do Brasil foi realizada no auditório da G∴L∴S∴C∴, com a presença dos Inspetores Litúrgicos dos três estados do Sul do Brasil, alguns Delegados, Presidentes dos Corpos e Secretários, com a finalidade de conhecer os trabalhos realizados pela administração do Supremo Conselho e Membros Efetivos, nos primeiros 5 meses de Administração, como também o nivelamento de conhecimento das ações realizadas, com a presença do Ir∴ Anderson Pinto Verçosa Simões, Secretário do Santo Império, que definiu o relacionamento administrativo que permitirá o aprimoramento e agilidade na solução da responsabilidade das partes.

Estiveram também presentes os Ex-G∴M∴ da G∴L∴S∴C∴, os IIr∴ Airton Edmundo Alves e João Eduardo Noal Berbigier, e o Dep∴ do Grão-Mestre da G∴L∴S∴C∴, Ir∴ Anderson Redinha Malgueiro, representando o Sereníssimo G∴M∴ da G∴L∴S∴C∴, Flávio Rogério Pereira Graff, que estava ausente do país.

A mesa diretora foi composta, da esquerda para a direita, pelos IIr∴ Rui Silvio Stragliotto, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Rio Grande do Sul; Wilson Filomeno, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Santa Catarina; Anderson Redinha Malgueiro, Dep∴ do G∴M∴ da G∴L∴S∴C∴, representando no ato o Ir∴ Flávio Rogério Pereira Graff, G∴M∴ da G∴L∴S∴C∴; Adélman de Jesus F. Pinheiro, Lugar Tenente Comendador; Jorge Luiz de Andrade Lins, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho; Anderson Pinto Versosa Simões, Secretário do Santo Império; Francisco Bonato Pereira da Silva, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Pernambuco; Carlos Roberto Roque, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Minas Gerais; Manif Antonio Torres Julio, Membro Efetivo do Supremo Conselho do Paraná; e Rubens Marques dos Santos, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Mato Groso do Sul.

O Ir∴ Jorge Luiz de Andrade Lins, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho, declarou aberta a Reunião do Sup∴ Cons∴ do Grau 33 para o R∴E∴A∴A∴ da Maçonaria para a República Federativa do Brasil com os representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Ir∴ Wilson Filomeno, Membro Efetivo do Supremo Conselho de Santa Catarina, sempre muito participativo, falou da importância dos trabalhos realizados e da satisfação de receber a todos em Santa Catarina

O Ir∴ Jorge Luiz de Andrade Lins, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho, fez um breve relato sobre as ações realizadas desde sua posse no cargo, a pouco mais de 5 meses, destacando o aprimoramento administrativo através da informatização, melhor interação com os representantes estaduais e incrementar as relações internacionais.

Disse que a mais de sete anos, o Supremo Conselho não participava de reuniões no exterior e que nesses poucos meses já foi possível participar em diversos países, estreitando e até restabelecendo relações que estavam interrompidas por falta de contato.

Fez um  relato das ações nos últimos 5 meses, consta um breve histórico da participação do Ir∴ Jorge Andrade Lins, desde o primeiro contato até a posse ao cargo de Soberano Grande Comendador.

Em seguida, o Ir∴ Jorge Luiz de Andrade Lins, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho, passou a palavra ao Ir∴ Olinto Silveira, Inspetor Geral daOrdem e responsável pela revisão dos novos Rituais.

Com a palavra o Ir∴ Anderson Pinto Verçosa Simões, Secretário do Santo Império. Ele falou sobre nova fase administrativa do Supremo Conselho e as metas estabelecidas a curto, médio e longo prazo. O aprimoramento administrativo através da informatização que permite interação mais ágil, mais efetiva e menos trabalhosa.

Falou sobre a necessidade de atualizar os dados cadastrais, endereço, CPF, telefone, email, visando viabilizar contato e minimizar problemas de devolução de boletos e consequente inadimplência. Orientou sobre procedimentos de toda ordem e ao final de sua exposição foi facultada a palavra para perguntas , sugestões e esclarecimentos.

Diversos IIr∴ fizeram sugestões, perguntas e solicitaram esclarecimentos.

O Ir∴ Jorge Luiz de Andrade Lins, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho, falou da importância da aproximação entre o Supremo Conselho e as Inspetorias, destacou o trabalho de revisão dos rituais, agradeceu a participação e colaboração de todos e encerrou a reunião. Sua fala pode ser conferida a seguir:

O encontro revestiu-se de absoluto sucesso e será referência para os próximos encontros nas demais regiões do território brasileiro.

Participaram desta reunião, além do Soberano Grande Inspetor Ir.´.  Manif, os Irmãos Jaime, Dircksen e Faoro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *